Buscar

Uma valiosa chance para se conhecer

Durante este período de quarentena, muitas mudanças aconteceram. Fomos obrigados a parar com o ritmo frenético com o qual já estávamos acostumados. Não ter mais autonomia no ir e vir nos forçou a olhar para dentro. Nossas residências viraram o centro do mundo; tivemos que achar, em um único espaço físico, uma nova forma de viver e de organizar o tempo de trabalho, de lazer, de descanso, de cuidado. Enfim, passamos a conviver com as pessoas da família que muitas vezes nem víamos direito e isso foi uma grande transformação, pois as crianças e os adolescentes passam em geral mais tempo na escola do que em casa.


Podemos e precisamos ver tudo isso como um inesquecível aprendizado, uma oportunidade ímpar para olharmos para nós mesmos com profundidade, com atenção para nossas escolhas de vida, para nossas relações, para o nosso tempo e, acima de tudo, para a convivência e o desenvolvimento dos nossos filhos e filhas.


Com frequência, nos deparamos com muitos questionamentos sobre os mais jovens, dificuldade de entendê-los e de afinarmos nossa comunicação, anseio por suprir todas as suas necessidades, receio de não estarmos fazendo o bastante, sentimentos e pensamentos como esses que não nos deixam em paz. A proximidade do convívio familiar com a pandemia nos deu a chance de conhecê-los melhor, de pensarmos sobre nossa função como responsáveis por sua educação, de nos abrirmos para perceber as inter-relações numa perspectiva de reconhecimento das dinâmicas, dos compromissos e das posturas assumidas, e, diante desse olhar, a possibilidade de transformá-las.


Hoje, temos acesso a inúmeros conteúdos que podem nos ajudar a aprimorar o nosso pensamento e as nossas ações com as crianças e adolescentes, sejam da área da pedagogia, da psicologia, da neurociência, da nutrição, são muitas as informações disponíveis, além dos livros, e das plataformas e sites na internet.


Mesmo diante da disponibilidade de acesso a tantas áreas importantes e de grande contribuição para nossas vidas, nada se compara ao sistema da Human Code. A metodologia desenvolvida com excelência por sua fundadora, Márcia Lerinna, traz um estudo de mais de 30 anos sobre o desenvolvimento humano numa sabedoria que poucos de nós têm acesso ou conhece. É uma ferramenta que vem falar da singularidade dos indivíduos, da essência, da maneira pela qual que nos comunicamos com as outras pessoas, das nossas potencialidades, dos nossos condicionamentos, das relações e conexões, numa beleza e maestria que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar.


Compreender a nossa constituição desde o nascimento, o nosso desenvolvimento na infância e na adolescência, os aprendizados disponíveis que temos a cada ano, traz luz para entendermos melhor a nossa missão de vida, as nossas qualidades e os nossos desafios nessa jornada. A partir do momento que cortar tenho mais consciência sobre mim, consigo olhar para o meu papel nas relações, sejam elas de trabalho, relacionamentos ou com os filhos. Entendendo o papel de cada um nos aprendizados que as relações nos trazem, aceitando com valorização as diferenças e as semelhanças que temos com as outras pessoas, nos colocando como agentes ativos da construção do nosso caminhar na Terra.


A ferramenta da Human Code nos permite conhecer nossos filhos de uma maneira que certamente não é percebida por nós. Aprender que nosso filho ou filha nasceu com muitas habilidades e competências natas, nos permite estar ao seu lado ajudando a desenvolver tais referências, procurando mantê-lo alinhado com sua essência e potencializando as forças que eles carregam consigo. Enfim, reconhecer neles os desafios e as dificuldades que a sua forma de se expressar no mundo pode acarretar, e estar ali, consciente do seu compromisso nessa relação, dando o suporte e a ajuda necessária para que eles reconheçam esse enfrentamento e frustração como conquista e superação para a sua evolução.


Com todo esse conhecimento que a Human Code nos oferece, podemos traçar estratégias para o nosso desenvolvimento, obtendo resultados mais harmônicos em nossos compromisso com nossas relações, sendo mais assertivos na criação e na educação de nossos filhos e filhas, tornando nossa existência mais consciente, com a presença necessária para fluir através dos acontecimentos sem nos distanciarmos da nossa essência e da nossa missão de vida.


Tonya Girardi

Interventora e especialista em inter-relações pela Human Code, Pedagoga, Fundadora e Diretora da Escola dos Sonhos. Possui experiência de 20 anos em educação inovadora.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo